Páginas

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Manoel, o Andarilho




Cabelo visivelmente sujo, barba com farelos de qualquer coisa e nos lábios um constante balbuciar de algo indefinido...
Sempre com a mesma roupa esfarrapada, o mesmo boné de um candidato da penúltima eleição, o mesmo cheiro agridoce de sujeira.
No começo causava um certo medo nas pessoas que por ele passavam, depois de um tempo piedade morta, e quando todos ja tinham se acostumado com sua figura, apenas indiferença.
Toda cidade tem seus personagens típicos e um ou dois andarilhos que todos conhecem, ele era um desses
Seu nome? Manoel (ou pelo menos é assim que todos o chamavam), e como todo andarilho que se preze o Manoel também era cercado de mistérios e lendas.
Alguns diziam que ele foi um grande milionário que perdeu tudo e ficou louco, outros desmentiam essa versão e juravam de pés juntos que na verdade ele era um homem comum, com esposa e filhos, que um dia descobriu a traição e escolheu morar na rua (o engraçado é que todo mundo tinha uma tia que era amiga da prima da vizinha do Manoel em seus dias áureos).
Lembro-me dele no tempo que eu ainda era criança, lembro dos meus pais tentando usa-lo pra me botar medo toda vez que eu era desobediente (mal sabiam eles que na verdade eu nunca tive medo daquela figura)...
Depois de algum tempo o Manoel sumiu, denovo as histórias e versões eram divergentes...
Alguns diziam estar presente no dia que uma ambulância chegou e o meteram aos gritos e esperneios numa camisa de força, outros afirmavam que ele foi achado pelos filhos que o procuravam a anos e que o reencontro houvera sido emocionante. A verdade é que ninguém nunca se importou de saber o que realmente aconteceu, talvez porque as sua versões eram mais interessantes, ou talvez porque não fazia a menor diferença nas suas vidas...
Hoje moro numa cidade grande onde os mendigos não são conhecidos pelo nome e nem eram milionários que enlouqueceram com a falência, mas ainda passo na rua reparando em cada rosto, quem sabe eu tenha esperança de um dia trombar com aquele senhor de cabelos sujos e boné de eleição passada, quem sabe eu até crie coragem pra perguntar seu verdadeiro nome e história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário